Segundo o dicionário Aurélio:
Educação; significa “ação de desenvolver as faculdades psíquicas, intelectuais e morais: a educação da juventude. / Resultado dessa ação. / Conhecimento e prática dos hábitos sociais; boas maneiras: homem sem educação. // Educação nacional, conjunto de órgãos encarregados da organização, da direção e da gestão de todos os graus do ensino público, bem como da fiscalização do ensino particular. // Educação física, conjunto dos exercícios corporais que visam a melhorar as qualidades físicas do homem.”
O que nos interessa nessa definição é a educação enquanto ação de desenvolver as faculdades psíquicas que corresponde ao desenvolvimento das capacidades e habilidades das pessoas, além do termo que corresponde à educação como conhecimento e prática dos hábitos sociais, podendo ser representada as pratica sociais de relações do sujeito com o meio em que vive e as múltiplas relações desenvolvidas na interação.
Essa definição de educação que encontramos no dicionário casa muito bem com os objetivos da educação desenvolvida na proposta pedagógica do MST.
Popular, se define por:
“Que pertence ao povo; que concerne ao povo. / Vulgar; plebeu. / Que desperta a simpatia, o afeto do povo. / Muito conhecido, notório. / &151; SM Homem do povo, transeunte.”
Quanto ao termo popular encontramos as definições; “que pertence ao povo”, “que desperta a simpatia do povo” que também vêem de encontro com a proposta de “educação popular”, pois se pensarmos não deixa de ser a transformação e o desenvolvimento das habilidades do povo através das relações. A educação popular é feita pelo povo e para o povo.
Dentro da proposta da educação popular surge um movimento denominado pedagogia da alternância, que está focada nas questões do desenvolvimento dos sujeitos tanto nas relacionadas ao trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário