Toda novidade, todo inicio ou novo começo nos causa certo desconforto, um medo do desconhecido, um medo de errar, mas este medo se pararmos para pensar é um medo sem fundamento, pois todo novo começo é sujeito a erros e acertos e nós aprendemos muito mais com nossos erros do que com os nossos acertos, meu nome é Valter Marciano dos Santos Chereta sou formado em Pedagogia pela Universidade Feevale e especializado em educação popular e movimentos sociais, atualmente atuo como coordenador de uma escola comunitária no município de São Leopoldo, casado e tenho duas filhas.
Quando recebi o convite para escrever um artigo para o Jornal Azaleia do Vale, aceitei com muita honra, pois vi ai uma oportunidade de compartilhar com as pessoas o conhecimento adquirido durante anos de estudos e de muitas leituras sobre educação, filosofia, sociologia e política, não a política partiria, mas politica no sentido ideológico que se dá nas relações sociais e de poder que envolvem o opressor e o oprimido. Escrever sobre politica no geral é uma oportunidade muito interessante, pois a politica está presente no nosso cotidiano quase que vinte e quatro horas por dia em todas as nossas relações e acordos. Não serei demagogo nem hipócrita ao ponto de defender a parcialidade, pois numa democracia e mesmo nas relações humanas não há parcialidade todos defendemos um lado e um ponto de vista, o que precisamos é aprender a aceitar e respeitar o ponto de vista e as ideias dos outros e saber que podemos divergir nas ideias, mas não precisamos com isso nos tornar inimigos.
Pretendo neste espaço trazer um pouco do que aprendi com as ideias de autores como Paulo Freire, Friedrich Nietzsche, Edgar Morin, Clovis Barros Filho e muitos outros que colaboraram na minha formação acadêmica e no meu posicionamento ideológico. Somos resultado das nossas escolhas e do caminho que nos mesmos decidirmos tomar, certa vez um amigo comentou comigo algo que marcou, ele disse que destino não existe o que existe e o resultado das nossas escolhas e a liberdade para escolhermos o caminho que queremos percorrer, o que somos hoje é resultado do que das nossas escolhas no passado e o nosso futuro depende exclusivamente das escolhas que faremos daqui por diante.
Desde os primórdios dos tempos o homem evolui através do conhecimento adquirido e da inteligência construída através das relações com o meio e com seus pares, podemos dizer que o ser humano de fato é um ser social, nos não sabemos viver sozinhos, não nos desenvolvemos, não conseguimos crescer. Dentro desta necessidade de trocarmos experiências se tornam muito importante às redes sociais e os meios de comunicação. O jornal Azaleia do Vale surge para mim como uma grande oportunidade de propagar as minhas ideias e compartilhar meu conhecimento. Eu hoje vejo na educação a única e verdadeira maneira de diminuir a desigualdade e amenizar os problemas do nosso país sempre apostando na parceria com a saúde, pois um povo sem saúde e educação jamais será capaz de produzir riquezas e distribui-las de forma igualitária.
Não posso também nesse momento esquecer que no dia 8 de março é o dia internacional da mulher e prestar aqui uma pequena e singela homenagem a este anjo com o dom de gerar a vida e que Deus colocou no mundo para tornar nossas vidas mais simples, delicada e feliz. Há um dito popular que diz que por traz de todo grande homem há uma grande mulher, mas este termo é muito machista, pois para mim ao lado de um grande homem há uma grande mulher e as mulheres estão cada vez mais ocupando o mercado de trabalho sem perderem a essência feminina, ainda tiram tempo para estudar, ser mães e esposas sempre com um lindo sorriso no rosto, estas guerreiras não são mais o sexo frágil, hoje são nossas heroínas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário